Workshop


Programação

PERMANENTE
Workshop de Arte

Local: Atelier de Philip Hallawell,
Av. Brig. Luís Antonio 1186 apto. 6B,
Bela Vista, São Paulo.
Horário: Quartas feiras, semanalmente, em 2 turmas:

Manhã das 08:30 às 11:30.

Tarde das 14:00 às 17:00

Workshops no Atelier: Desenho de Observação, Técnicas e Criatividade

 
 

Mensalmente, aos sábados

Atelier de Philip Hallawell
Horário: 09:00 às 18:00
Informações: philson@terra.com.br

Workshops na Casa do Restaurador





O Processo Criativo: Ciclo de 4 Workshops

Horários: 09:30 às 18:30
Local: Rua Nhu-Guaçú 105, São Paulo

Tel. (11) 5561-3128

Datas: 1º Workshop (Concepção) 23 março de 2002

2º Workshop (Materialização) 27 de abril de 2002

3º Workshop (Interpretação) 25 de maio de 2002

4º Workshop (Reciclagem) 22 de junho de 2002

Workshop de Desenho de Observação

Casa do Restaurador


20 de abril de 2002

Workshop de Aquarela
18 de maio de 2002

WORKSHOPS EM OUTROS LOCAIS

Biriguí, SP: 16 de março de 2002

Mais informações: Mande um e-mail para philson@terra.com.br

 
Veja em www.eceme.eb.mil.br como foram os workshops de desenho, aquarela e pastel e de criatividade no ECEME (Escola de Comando do Estado-Maior do Exército) em 1999, 2000 e 2001.
 
  • Portfólio em http://www.absolutearts.com/portfolios/p/philson

Solicitação de um Workshop em sua cidade

OFICINA DE DESENHO


OFICINA DE AQUARELA


OFICINA DE CRIATIVIDADE


COMO ESCOLHER SEU ASSUNTO
mesa







1. Oficina de Desenho

Participantes: Duração:
Quatro períodos de três horas cada, em dois dias.

Programa:
  1. Composição e Estrutura nas Artes Visuais.
  2. Luz e Sombra no Desenho e na Pintura.
  3. O Uso da Cor no Desenho e na Pintura.
  4. Como Desenvolver a Criatividade; O Processo Criativo.

Objetivo:

No conjunto, pretende-se discutir os principais fundamentos do desenho artístico e indicar métodos e exercícios para adquirir um domínio sobre esses fundamentos.

Justificativa:

O estudo do desenho formal e do desenho de investigação, através do desenho de observação, são práticas que foram se perdendo no decorrer do século XX, mas, hoje, percebe-se que são essenciais para uma educação artística completa, pois são elas que permitem ao aluno desenvolver seu trabalho com total liberdade. No entanto, muitos estudantes não encontram acesso às informações necessárias para o desenvolvimento dessas práticas.
Descobertas feitas nos últimos vinte anos revelam que se usa um pensar ligado, predominantemente, ao lado direito do cérebro, quando se desenha por observação (pensamento analógico, holístico, concreto, espacial, etc.) e estas descobertas facilitam o aprendizado do desenho. No entanto, o lado esquerdo também é usado, principalmente no desenho de volume e no desenho criativo.
Nestas oficinas o professor mostrará como funcionam os fundamentos, como pensar quando se desenha e como desenvolver um plano de estudos para adquirir o domínio do desenho e a liberdade para criar.

Método:
A teoria será explicada através de desenhos demonstrativos, feitos na classe. Os participantes serão incentivados a acompanhar as explicações desenhando.

Infra-estrutura:

Volta ao início

Para maiores informações favor entrar em contato com o Philip, e-mail:philip@cybermind.com.br


Galeria A Mão Livre O Philip
TV Cultura Início Iliad Series






2. Oficina de Aquarela

Participantes: (Número máximo: 25 pessoas)

Duração:
Quatro períodos de três horas cada, em dois dias.

Programa:

1o. dia: Demonstrações de técnicas, com exercícios feitos pelos participantes.
2o. dia: Discussão de linguagens.

Objetivo:
Nestas oficinas pretende-se mostrar técnicas e discutir a linguagem da aquarela, focalizando no trabalho de cada participante.

Justificativa:
A melhor maneira de ensinar uma técnica é pela demonstração, seguida por exercícios que permitem que os participantes trabalhem um pouco, usando todas as técnicas.
No entanto, entende-se que o maior desafio no domínio de uma técnica é a adaptação das idéias à técnica. Portanto é muito importante orientar as pessoas na busca de uma linguagem e de uma expressão próprias.

Método:
Demonstrações das técnicas, exercícios e orientação no desenvolvimento de projetos.

Infra-estrutura: Obs. Cada participante terá que trazer seu próprio material
(Uma relação do material será fornecida).


Obs. A mesma oficina pode ser feita para as seguintes técnicas:

Volta ao início

Para maiores informações favor entrar em contato com o Philip, e-mail:philip@cybermind.com.br


Galeria A Mão Livre O Philip
TV Cultura Início Iliad Series





3. Oficina de Criatividade

Participantes: (Número máximo: 25 pessoas)

Duração:
Quatro períodos de três horas cada, em dois dias.

Objetivo:
Ajudar os participantes a desenvolver projetos de trabalho, com expressão e linguagem próprias, incentivando-os a refletir e a experimentar, usando as técnicas que desejarem.

Justificativa:
Quando o aluno de artes atinge um certo ponto, em que domina os fundamentos de desenho e uma ou mais técnicas, ele geralmente se sente muito inseguro quanto aos próximos passos do seu desenvolvimento. Participando de um workshop com várias pessoas na mesma situação, trabalhando com diversas técnicas e com propósitos diversos, ele se enriquece e pode aprender a disciplina e muitos métodos diferentes para desenvolver sua criatividade.


Método:
Explicar como funciona o processo criativo e como desenvolver um projeto.
Incentivar cada participante a trabalhar com um projeto e depois discutir cada projeto individualmente e em grupo.

Infra-estrutura:
Uma sala ampla, na qual os participantes possam trabalhar em cavaletes, pranchetas ou mesas planas.

Volta ao início

Para maiores informações favor entrar em contato com o Philip, e-mail:philip@cybermind.com.br


Galeria A Mão Livre O Philip
TV Cultura Início Iliad Series




4. Como Escolher seu Assunto

Se você desenha, pinta ou fotografa, não perca esta oportunidade de estimular sua criatividade!

O workshop foi criado para artistas, fotógrafos, arte-educadores, estudantes de arte e apreciadores de arte, e será realizado em local público (ao ar livre ou em shopping, por exemplo).
Neste workshop Philip vai estimular cada participante a observar, pensar e refletir, com o objetivo de ajudá-lo a entender o processo envolvido na escolha de um assunto e na definição de uma intenção. Mostrará, também, como usar o desenho de observação para pensar criticamente e a encontrar soluções plásticas para expressar o que se sente e pensa.
É importante ressaltar que o workshop não é sobre como desenhar, pintar ou fotografar paisagens, embora seja realizado ao ar livre, portanto numa paisagem. A paisagem será utilizada somente porque oferece muitas opções diferentes e como exemplo de como organizar seu pensamento reflexivo em qualquer ambiente ou situação. Também não se pretende insinuar que as soluções precisem ser formais ou realistas - nenhum estilo ou escola será destacado.
Este workshop podería ser realizado em qualquer lugar. O ambiente não importa, porque diante de qualquer realidade, quando se pensa criticamente, se pensa sobre a realidade como um todo. Cada participante será estimulado a pensar sobre seus pensamentos e suas emoções e a observar criticamente e a registrar suas observações, escrevendo, desenhando ou fotografando, mas não é necessário que se tenha habilidade com o desenho, nem que se esteja envolvido num processo criativo.

Portanto os participantes devem trazer um bloco de desenho, lápis, algo firme para apoio do paper e uma máquina fotográfica, se possível. Também poderão trabalhar com outros materiais se assim desejarem.

Volta ao início

Para maiores informações favor entrar em contato com o Philip, e-mail:philip@cybermind.com.br


Galeria A Mão Livre O Philip
TV Cultura Início Iliad Series